POSTS RECENTES
08.10.15
20.05.16
Uma das maiores surpresas que já vivenciei em uma viagem foi conhecer o projeto Madrid Río, em 2012. O fantástico parque linear nas bordas do rio Manzanares havia sido inaugurado recentemente e eu ainda não tinha lido muito a respeito do projeto ou tido contato com imagens do mesmo. Aliás, a cidade se desenvolveu tão alheia a seu rio que muita gente nem sabia que ele existia ali, diferentemente de Paris e Londres, por exemplo.
Com a inauguração do VLT Carioca veio à tona um debate esperado: o compartilhamento do espaço público. A novidade traz consigo o medo do conflito e parece até que o modal nunca fora utilizado no Brasil. A tecnologia pode até ser nova, mas o convívio entre bondinho, veículos motorizados, pedestres e ciclistas já fez parte do cotidiano do Rio de Janeiro - e foi sendo substituído pelos ônibus por sua flexibilidade de implantação e de cobertura. O sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT) projetado para a capital carioca tem 28 km de extensão, dos quais 18 km já estão em operação. Integra-se aos outros modais de transporte público, como ônibus, BRT, metrô, trens e barcas.
08.10.16
14.11.16
11.04.18
Tenho muita dificuldade em entender motoristas que não valorizam os pedestres, mesmo que seja por egoísmo. Afinal, um pedestre pode representar um carro a menos disputando espaço neste trânsito maluco que temos em grandes cidades. E sabemos que eles não são poucos: segundo a ANTP, 36,5% das viagens no país eram feitas a pé em 2014. Os ciclistas representavam outros 4,1%, somando 40,6% das viagens em transporte não motorizado, ou transporte ativo. Já imaginou se esse povo todo decidisse se deslocar de carro também?