O Urbitandem foi criado para abrigar registros de percepções sobre a cidade e nossa relação com ela. Tendo a vida urbana como fio condutor, aqui são abordados alguns dos temas que a compõem, tais como: urbanismo e arquitetura, gestão, políticas públicas, participação, habitação, mobilidade, finanças, meio ambiente, patrimônio e muitos outros.

BIO: Maria Teresa Diniz


Arquiteta e urbanista formada pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte (2002), é mestre em geografia pela Université Panthéon-Sorbonne (2004), com ênfase em estudos ambientais (DEA HETRE - Hommes, Espaces, Temps, Ressources et Environnement).

Assessora Técnica na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – Sehab entre 2005 e 2012, integrou a equipe que conquistou diversas premiações durante este período como: UN-Habitat Scroll of Honour Award 2012, Prêmio João Batista Vilanova Artigas IAB 2012, Prix d'Excellence Awards 2010 - Fiabci Internacional, Master Imobiliário 2009 - Fiabci Brasil e Secovi.

Coordenou o GT Projetos, liderando uma equipe de especialistas que desenvolveram as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social, abordando diversas disciplinas: urbanismo, redes de água, esgoto e drenagem, áreas de risco geotécnico, terraplenagem, pavimentação e edificação. Sua equipe foi responsável pelo concurso nacional de projetos Renova SP, a maior concorrência pública desta natureza já realizada no Brasil. Coordenou também o Programa de Urbanização e Regularização de Paraisópolis. O projeto recebeu vários prêmios, como o primeiro lugar na etapa latino-americana (2011) e a Medalha de Prata (2012) do Global Holcim Awards para a Escola de Música do Grotão, o Selo Casa Azul CEF Categoria Ouro (2012), além do primeiro lugar no concurso mundial de Habitação Social e Desenvolvimento Urbano da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito (2010).

Foi membro do Conselho Municipal de Habitação, do Comitê de Mudanças Climáticas e Eco-Economia, do Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água e Reuso em Edificações e da CAEHIS. Com experiência em gestão das águas e compilação de legislação ambiental, integrou a comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Paulo e do contrato de concessão da Sabesp (2010).

Fluente em inglês, francês e espanhol, foi responsável por diversas parcerias internacionais e studios com universidades estrangeiras como 4ª IABR, Harvard, Columbia, ETH Zurich, tendo sido também palestrante convidada em eventos nacionais e internacionais, com destaque para a Cúpula C40 São Paulo, as 5ª e 6ª edições do Fórum Urbano Mundial e, recentemente, do simpósio Metropolis Nonformal - Anticipation da UN-Habitat e do TEDxFMUSP - Sanus urben, sanus civis.

Organizadora e autora de diversas publicações e artigos, foi coordenadora executiva por três anos do USP Cidades, um núcleo de pesquisa, formação e difusão de planejamento e gestão de cidades. É professora no Curso de Especialização “Planejamento e Gestão de Cidades” do PECE Poli – USP, coordenado pelo USP Cidades.
Atualmente, é arquiteta sênior na Concremat, prestando assessoria técnica à Diretoria de Planejamento e Projetos da CDHU. 

  Maria Teresa Diniz     urbitandem@urbitandem.com.br