25.05.18

Conhecimento infantil, num passe de mágica: vem aí o Casacadabra 2!


Cantinho do Céu, em São Paulo, Brasil (Boldarini Arquitetura e Urbanismo)  

Outro dia recebi uma foto de uma calçada completamente bloqueada por uma árvore, para postar no Urbitandem. Seria ordinário se quem tivesse identificado o problema não fosse a Bebela, uma criança de sete anos, ao voltar de sua aula de natação! Aquilo me encheu de orgulho e esperança. Se as crianças estiverem atentas e forem educadas por nós de que essas situações não podem ser toleradas com naturalidade, o futuro de nossas cidades não será o mesmo.  


O caminho da Bebela  

A proposta do Casacadabra 2 – Cidades para brincar segue a mesma linha de raciocínio: "Acreditamos na educação para abrir os olhos das pessoas, desde cedo, para o lugar em que vivem. A série Casacadabra é um pequeno passo para essa transformação", dizem as autoras. Elas são Bianca Antunes e Simone Sayegh, também responsáveis pelo Casacadabra – invenções para morar da Pistache Editorial, um sucesso do financiamento coletivo via Catarse em 2016 e que trazia exemplos de casas.  


O segundo volume da série é uma volta a dez espaços públicos pelo mundo, contada por Lina e Tiê, uma menina e sua capivara-aventureira. Elas viajam por lugares incríveis, desde o High Line em Nova Iorque, passando por Copenhague, Roma, Irã, Barcelona, Amsterdã, Seul e Medellín, chegando em São Paulo, de onde trazem como exemplos a Avenida Paulista fechada aos domingos e o parque linear do Cantinho do Céu, junto à represa Billings. E quem assina as ilustrações deste título é Luísa Amoroso.  


Superkilen, em Copenhague, Dinamarca  


High Line, em Nova Iorque, Estados Unidos  


Avenida Paulista, em São Paulo, Brasil  

E não é coisa de filho de arquiteto, não! É para todo mundo: crianças, adultos, escolas... desde que tenham interesse em conhecer lugares incríveis mundo afora e também conceitos de urbanismo, com base no “aprendizado lúdico, com interatividade e explicações de palavras a princípio complicadas de maneira simples e didática”. A iniciativa, pioneira no Brasil em trazer conteúdos desta natureza para o público infantil, agora arrecada financiamento para a publicação de 80 páginas pelo Catarse.   

Corre lá: 
https://www.catarse.me/casacadabra2  

As contrapartidas que incluem o livro começam a partir de 70 reais. Há ainda recompensas como um gabarito/estêncil com formas urbanas para as crianças desenharem seus espaços públicos e agradecimentos no livro.  

 

Bianca Antunes 
Especialista em desenvolvimento urbano e cooperação internacional (TU Darmstadt/UIC Barcelona), com pós graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade (2015), é jornalista formada e mestre pela ECA-USP (2000 e 2008) e atua há 14 anos na difusão da arquitetura. Foi editora da revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e é autora de livros de arquitetura pelas editoras C4 e BEI.    

Simone Sayegh 
Arquiteta formada pela FAUUSP (1995) e graduanda em pedagogia, trabalha há 16 anos na difusão da arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e UOL. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos. Desenvolve cursos e oficinas de arquitetura para crianças.  

Luísa Amoroso 
Arquiteta formada pela FAUUSP. Na faculdade, os projetos gráficos já a interessavam tanto quanto os edificados. Vem se dedicando à ilustração e ao design gráfico desde 2012, quando se formou.  

DEIXE SUA OPINIÃO


topo
  Maria Teresa Diniz     urbitandem@urbitandem.com.br